quarta-feira, 4 de maio de 2011

A água em plantas e animais

As plantas têm ainda mais água do que os animais - a maioria delas é composta de 90 a 95% de água [fonte: BBC]. Assim como nos animais, a água regula a temperatura da planta e transporta nutrientes através dela. Em vez de obter água bebendo e comendo, contudo, as plantas a conseguem por meio do orvalho, da irrigação e da chuva. A água regula a temperatura das plantas e transporta os nutrientes por elas.
     As plantas recebem a água através de suas raízes, e as verdes a usam na fotossíntese, que é a maneira como elas produzem açúcar para alimentação. As plantas também precisam de água para sua sustentação. A pressão do processo de osmose - o movimento da água de fora para dentro das células - conserva as paredes celulares da planta.
     Quando você rega uma planta, ela absorve a água por meio da ação capilar. Depois, a água se move pelas raízes através de tubos chamados vasos de xilema. A água chega até as folhas da planta e é eliminada por meio de pequenos buracos chamados estômatos, que abrem quando a planta precisa se refrescar. Esse processo é chamado de transpiração e é parecido com a maneira como as pessoas (e alguns animais) transpiram. O dióxido de carbono também entra na planta por meio dos estômatos.
     O processamento da água é mais complexo em animais e pessoas, embora esses processos também sejam parecidos de várias maneiras. A água que você consome é absorvida na parte superior do intestino delgado por meio da osmose. Ela entra na corrente sanguínea e é transportada por todo o corpo. Ao contrário das células das plantas, no entanto, as dos animais não têm paredes celulares. É por isso que os animais possuem sistemas circulatórios. Caso contrário, nossas células iriam absorver água e sal até ficarem inchadas. Nosso sistema circulatório movimenta a água pelo corpo e a elimina quando é necessário por meio da transpiração e da urina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário